terça-feira, 27 de março de 2012

Definição de hipertexto


“Os hipertextos, seja online ou offline, são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.” Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online).

Podemos perceber então que o mundo virtual vem crescendo hoje em dia e tem se tornado de grande importância no nosso meio. E nós como educadores temos que perceber o grande valor que a internet pode proporcionar no nosso fazer pedagógico. Hoje em dia temos vários recursos tecnológicos que pode nos auxiliar e desenvolver uma boa aula juntamente com os nossos alunos.
 O hipertexto é um caminho que vem com muitas informações enriquecedoras que nos possibilitam meios para andar e abrir novas idéias para desenvolver um trabalho mais rápido e satisfatório e facilitar, de forma lúdica e construtiva, o processo ensino-aprendizagem.


Elvis O. Souza 

SÍNTESE E REFLEXÃO DO ARTIGO “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento , de Juan Ignacio Pozo”


O artigo nos remete a uma realidade que é discutida no dia-a-dia em nosso meio educacional: Como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? Como inserir o educando nas novas tecnologias de informação, facilitando o seu acesso a essas fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? No penúltimo parágrafo, Juan Ignácio Pozo, faz uma consideração que de certa forma responde aos questionamentos acima. Ele diz que não é possível pensar em mudar as formas de aprender dos alunos sem mudar as formas de ensinar dos professores.
Em nossa sociedade atual já não cabe mais a figura do professor detentor do conhecimento absoluto, onde o aluno é apenas um depósito de informações, um mero repetidor de verdades estabelecidas. O professor precisa se conscientizar de que ele é um ser em formação continua, um “eterno aprendiz” e, como tal, precisa repensar sua postura e maneira de ensinar.
O autor diz que a escola já não é a 1ª fonte de conhecimento para os alunos e, em muitos casos, nem a principal. Existem situações nas quais a escola perdeu totalmente seu atrativo para os educandos. Eles são bombardeados constantemente por um universo tecnológico muito mais atraente que o ambiente escolar, tecnologia essa que a maioria dos professores não dominam ou não conhecem. Dessa forma, nossos alunos acabam usando essas ferramentas para outro fim e não para a aquisição de conhecimento.
Juan Ignácio Pozo afirma que para mudar o mundo é preciso investir em conhecimento. Isso se traduz em valorização profissional para os professores, um ambiente de trabalho propício ao processo ensino-aprendizagem e investimentos na família que é a base de toda e qualquer sociedade. O professor precisa se aperfeiçoar continuamente para poder lidar com a informatização do conhecimento e diversidade de expectativas tornando a sala de aula um espaço lúdico, atrativo e aberto para a troca de experiências e vivências do educando.








Elvis Oliveira de Souza

quinta-feira, 22 de março de 2012

Olá a todos,

Seguindo as orientações do Marcello vocês chegarão sem problema no blog.
Parabéns Marcello!
Izabel

quarta-feira, 14 de março de 2012

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS: ENCONTRO PRESENCIAL

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS: ENCONTRO PRESENCIAL: Acontecerá no dia 15 de março de 2012 o segundo encontro presencial com os cursistas, no encontro estaremos finalizando o módulo I - Tecnolo...

ENCONTRO PRESENCIAL

Acontecerá no dia 15 de março de 2012 o segundo encontro presencial com os cursistas, no encontro estaremos finalizando o módulo I - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola e iniciando o módulo II - Internet, hipertexto e hipermídia.

terça-feira, 13 de março de 2012